26/09/2008

CURIOSIDADES DO ATLETISMO

Você Sabia? ...que... James F. Fixx, o grande entusiasta da prática desportiva para a saúde e um dos "gurus" das corridas de rua nos Estados Unidos, faleceu no dia 21 de julho de 1981, aos 52 anos, vítima de um enfarte fulminante quando praticava jogging.


Você Sabia? ...que... Martin Barre, guitarrista da legendária banda de folk-rock Jethro Tull é maratonista amador. Seu recorde pessoal é 3:40:00.


Você Sabia? ...que... no ano 2000 a Federação Internacional de Atletismo Amador, cuja sigla em inglês é IAAF passou a se chamar Federação Internacional das Associações de Atletismo mas manteve a mesma sigla. Sinais dos tempos, visto o profissionalismo se sobrepôs ao amadorismo.


Você Sabia? ...que... nas modalidades meia maratona e maratona devido as diferenças existentes entre os percursos, a IAAF não considera o termo “recorde”, pois, comparações entre diferentes percursos que tem características peculiares como altimetria, aclives, declives, número de curvas, temperatura e etc, não permitem tais comparações, salvo a aferição oficial da distância do percurso que é a mesma, dessa forma, o termo estabelecido e usado pela IAAF é "Best Time", ou, "melhor marca".


Você Sabia? ...que... a atual distância da Maratona (42.195 metros) foi disputada pela primeira vez na Maratona dos Jogos Olímpicos de Londres em 1908, para possibilitar que a família real inglesa assistisse a prova – sem grandes “transtornos”, assim, a largada foi no Castelo de Windsor, fazendo com que a distância fosse de 42.195 metros, ou seja, a exacta distância do Castelo de Windsor e o White City Stadium onde aconteceu a chegada.


Você Sabia? ...que... o cinema já retratou os corredores em dois grandes clássicos que foram premiados com o Oscar: Carruagens de Fogo e Forrest Gump. A trilha sonora de Carruagens de Fogo virou música tema de grande parte de eventos desportivos e inúmeras provas que tem sua largada, chegada ou premiação ao som da música criada pelo grego Vangelis que recebeu em 1982 o Oscar de melhor canção. Já Forrest Gump abocanhou seis estatuetas.


Você Sabia? ...que... a ex-recordista mundial de maratona a japonesa Naoko Takahashi após conquistar a medalha de ouro olímpica tornou-se "heroína nacional", inspirando uma revista em quadrinhos cujo nome da personagem é "Filha do Vento", a publicação é sucesso editorial com vendas semanais de 700.000 cópias.


Você Sabia? ...que... a japonesa Naoko Takahashi teve o mais curto reinado entre as maratonistas que estabeleceram as melhores marcas da história. O reinado durou apenas uma semana e espantou – no bom sentido – o mundo desportivo: A esplendida marca de Takahashi (2:19:46) na Maratona de Berlim em 29 de setembro de 2001 quando tornou-se a primeira mulher a correr uma Maratona sub 2:20:00. Passados sete dias na Maratona de Chicago, a mais rápida da atualidade, a queniana Catherine Ndereba fechou a prova em 2:18:47 e por sua vez tornou-se a primeira mulher a correr uma Maratona sub 2:19:00.


Você Sabia? ...que... o brasileiro Ronaldo da Costa ao estabelecer em setembro de 1998 o nova melhor marca da história da Maratona (2:06:05) em Berlim foi o primeiro homem da história a correr a distância num ritmo sub 3 Km/min (2:59 Km /min)..


Você Sabia? ...que... o cronômetro foi inventado no século XVIII pelo inglês John Harrison. A invenção foi a vencedora de um concurso promovido pelo Parlamento Inglês para quem inventasse um instrumento sem pêndulo para ser utilizado nas expedições e viagens marítimas do Reino Unido.


Você Sabia? ...que... na final dos 200 metros rasos do Mundial de Atletismo de Edmonton três corredores cravaram o mesmo tempo: 20s20, o que levou os fiscais recorrerem a foto de chegada para proceder o desempate. Após analise, a prata ficou com o jamaicano Cristopher Williams e a medalha de bronze foi conquistada por dois corredores: Shawn Crawford (EUA) e Kim Collins (São Cristóvão).


Você Sabia? ...que... a Maratona feminina estreou nos Jogos Olímpicos em 1984 em Los Angeles.


Você Sabia? ...que... o maratonista Gezahegne Abera é o primeiro homem a deter o título olímpico e mundial de Maratona simultaneamente.


Você Sabia? ...que... o maratonista etíope Abebe Bikila venceu a Maratona dos Jogos Olímpicos de Roma (1960), correndo descalço e de quebra estabeleceu a nova marca mundial para a modalidade: 2:15:16. Como prêmio ganhou um automóvel do governo etíope e, neste mesmo carro veio a falecer num acidente anos depois.


Você Sabia? ...que... o Maratonista Emil Zatopeck é o único homem a conquistar numa mesma Olimpíada a medalha de ouro nos 5.000m, 10.000m e na Maratona. Detalhe: era a primeira Maratona que disputava em sua vida.


Você Sabia? ...que... Os Jogos Olímpicos são oficialmente abertos quando na cerimônia de abertura é dita a tradicional frase: Let’s Game is Begin! , repetida em todas as cerimônias de abertura desde a primeira olimpíada da Era Moderna em Atenas (1896).


Você Sabia? ...que... o espanhol Diego Bardón, participa de inúmeras provas ao redor do mundo, mas com um detalhe: todas as provas são feitas de costas. Começou a correr de costas, porque em uma maratona de Nova York em 96 (quando ainda corria normalmente), recebeu de uma incentivadora da prova um copo de água e para agradecer a menina sem parar de correr, tomou a água e correu de costas acenando para ela....daí surgiu a idéia.


Você Sabia? ...que... o maratonista brasileiro Jonatas Ferreira usa sapatilhas somente para treinar, pois quando compete, gosta de correr descalço os 42.195 metros.


Você Sabia? ...que... segundo um estudo americano feito pelo Centro de Controle e Prevenções de Doenças, a prática da Corrida faz bem aos ossos. Foi constado que a densidade óssea aumentou 5% no esqueleto daqueles que tinha o hábito de correr.


Você Sabia? ...que... em 1904 o norte-americano Fred Lorz terminou a maratona em primeiro lugar, mas não levou a medalha porque foi descoberto que o atleta tinha percorrido metade do caminho de carro. Lorz negou, dizendo que estava apenas brincando, mas foi banido por toda a vida de competições.


Você Sabia? ...que... a norte-americana Roberta Gibb no ano de 1966 correu a Maratona de Boston travestida de homem. Explica-se: até então a participação feminina na Maratona de Boston era proibida. A alegação dos organizadores era que o sexo feminino não teria “capacidade psicológica de correr uma maratona”. Assim Roberta Gibb correu a prova e concluiu no tempo extra-oficial de 3:21:40, ficando mundialmente conhecida como Roberta “Bob” Gibb, e assim, abrindo caminho para a inclusão da categoria feminina na prova cinco anos depois (1971).


Você Sabia? ...que... a palavra Paraolímpiada significa "Paralela aos Jogos Olímpicos" e não paraplégicos.

50 comentários:

  1. gostei...
    tem bastante informaçao e curiosidades,me ajudou bastante...

    ResponderExcluir
  2. e otimo esse conmentario parabens para quem fes

    ResponderExcluir
  3. eu gostei muito me ajudou na liçao de casa
    obr.

    ResponderExcluir
  4. NOME: JAQUELINE
    ADOREI, ACHEI MEGA CRIATIVO, E ACHEI O QUE PRECISAVA, CONTINUE ASSIM BEIJOS *-*

    ResponderExcluir
  5. ACHEI ZIKA ME AJUDOU NO MEUTRABALHO DA ESCOLA SO NAO COLOQUEI MEU NOME PQ MEU PROFESSOR VAI VEE E VAI DIMINUI MINHA NOTA

    ResponderExcluir
  6. EFRTVGIÇRHGIJG
    VAI.........
    E MUITO DA HORA
    TYJY

    ResponderExcluir
  7. EU ACHEI LEGAL AS PESSOAS BESTA Q ACHA RIDICULO EU AGH D++++
    EU ACEI UM EXEMPLO MEIO ESQUEZITO MAS LEGAL DA MENINA OU MENINO NSEI LA Q DISSE Q ERA ZIKA ELE OU ELA EXPRESSO O Q QUIS ATRAVES DA SUA CULTURA Q EU ACHO ZIKA

    ResponderExcluir
  8. MUITO LEGAL AJUDOU EM MEU TRABALHO DA ESCOLA E MEU NOME É SOFIA

    ResponderExcluir
  9. ACHEI MUITO BOM .. !! PARABÉNS PARA QUEM CRIOU AJUDOU A MUITAS PESSOAS .. PENA QUE TUDO O QUE EU PRECISO NAO ESTÁ AI .. MAIS VALEU MESMO ..


    MUITO OBRIGADA VC DEVE SER MUITO BOM EM ESCREVER .. BEIJINHOS *-* !!!!

    ResponderExcluir
  10. Ai!Adorei mas o meu trabalho é manuscrito entao nao sei qual eu coloco porque todos nao vai dar tempo.

    ResponderExcluir
  11. como coloca reações em baixo das postagens

    ResponderExcluir
  12. ameiii me ajudou mto brigada

    ResponderExcluir
  13. não ajudou em nada ¬¬'

    ResponderExcluir
  14. é legal mas poderia ser melhor mais resumido

    ResponderExcluir
  15. gostei muito e tambem me ajudou na liçao

    ResponderExcluir
  16. adorei vc me ajudou com meu trabalho de educação fisica

    ResponderExcluir
  17. vc poderia faser mais resumido, dai eu não ia presisar resumir...adorei conhecer esse saite de pesquisa..........

    ResponderExcluir
  18. Disculpe-me mais ñ há o que eu procurava + tem mt informação gostei mt++ mesmo.
    Parabéns para o donaº do site"""

    ResponderExcluir
  19. Nome : Carolina.
    Amei, estou fazendo agora um trabalho para Educação Fisica sobre a mudança do atletismo ao longo da historia ,e essas curiosidades deram 1 folha inteira para mim , não sabia que existia tantascisas assim no atletismo , pensei que era só saltos e etc. Mas realmente,o site tá de parabens , fala variascoisas de atualmente e antigamente . Tambem , pra quem não gostou é porque nao tem senço de humor , Você ta fazendo o seu trabalho e nao se importe com outro , Pois pra mim , e para o resto da turma que ffalou que adorou , amaram demais. Pois ajudaram-as tambem!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  20. nao me ajudou em bosta nenhuma

    ResponderExcluir
  21. não me ajudou nada esse site

    ResponderExcluir
  22. mim ajudou emuito obrigado!!!!!!

    ResponderExcluir
  23. muito bom gostei deu pra fazer sertinho me ajudol muitooo obrigada!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. só troxa n consegue entender u textu como esse bosta ai q ta reclamanu....
    kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  25. Muito bom, mas o que eu preciso não está aí, dá para melhorar, mas ajudou muitas pessoas, parabéns!

    ResponderExcluir
  26. Gentee...Euuhh num encontreii o ke eu queriia...maiiss tudooh bemmm....
    Parabens para quem fez issuuhh.....
    amei amei ameiii de maiiiss....
    Parabenss pelo trabalho todos que fizeste pra nóss
    Fikem com Deuus todoos da sua família e vcc

    ResponderExcluir
  27. Amei, estou fazendo agora um trabalho para Educação Fisica sobre a mudança do atletismo ao longo da historia ,e essas curiosidades deram 1 folha inteira para mim , não sabia que existia tantascisas assim no atletismo , pensei que era só saltos e etc. Mas realmente,o site tá de parabens , fala variascoisas de atualmente e antigamente . Tambem , pra quem não gostou é porque nao tem senço de humor , Você ta fazendo o seu trabalho e nao se importe com outro , Pois pra mim , e para o resto da turma que ffalou que adorou , amaram demais. Pois ajudaram-as tambem!

    ResponderExcluir
  28. quero saber curiosidades do atletismo ontem e hoje

    ResponderExcluir
  29. e bem interesante mesmo

    ResponderExcluir
  30. muito bom...
    e me ajudou muito no meu trabalho da escola tmb.
    mas e sempre interessante aprender novas coisas.
    adorei mesmo.

    ResponderExcluir
  31. eu gostei porem acho que deveriam separar mais as coisas

    ResponderExcluir
  32. amei:mais acho que deveriam resumir mais essa pesquisa.

    ResponderExcluir
  33. eu tambem gostei m uito e me ajudou bastante em um trabalho que eu estava fazendo , beijos .. pooor : leticia miranda

    ResponderExcluir
  34. Mt legal so k tem k resumir mais ta mt grande

    ResponderExcluir
  35. dfghdfhdfhdfghdghdfhghdfghdfghgfhdfghdfghdfhdfhfhdfhfhfdghdfghdfghfdhdfhdfhdfgh

    ResponderExcluir
  36. Ajudou muuito, e está suuper completo!! Meu tabalho está ótimo. Eu me passaria de ano por ele. kk' Obrigada!!

    ResponderExcluir
  37. Parabéns!!! Achei muito interessante e me ajudou muito em meu trabalho de Educ. Fis. Continue postando seus conhecimentos. Obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
  38. Ele n separou a do antigamente e a do hoje

    ResponderExcluir