19/09/2009

ATLETISMO E SAUDE

Correr ajuda a recuperar a energia vital, a ordenar as ideias, relaxa, faz sentir bem, carrega as baterias e permite desfrutar da natureza. Se ja és minimamente corredor, verás que é muito difícil deixar o mundo da corrida, já que correr significa um grande prazer, não só a nível psicológico como também físico. Tudo devido às endorfinas endógenas que o nosso organismo produz.
A Universidade de Arizona realizou um estudo com milhares de pessoas que concluiu que a corrida é ideal para as pessoas stressadas, já que a fadiga e o stress acumulado no trabalho começam a baixar a partir dos dez minutos de corrida contínua.
No entanto, e apesar de ser perfeita para aliviar, a corrida também pode causar muito stress nos casos de corredores populares que treinam muito, que descansam pouco, que correm a ritmos demasiado elevados durante muitas sessões e com objectivos ambiciosos.
Assim deves treinar

- Correr não deve ser nenhuma obrigação, correr significa desfrutar, seja conversar com os amigos, seja apreciar a natureza, etc.

- Deves evitar objectivos demasiado ambiciosos nas corridas. A prioridade deve ser encontrar a relação social e a motivação para os treinos em vez dos resultados pessoais. Procura evitar a pressão (não comentes com os outros corredores a tua forma e os objectivos que pretendes alcançar).

- Jamais deves sofrer nos treinos. Se isso acontecer é porque algo está mal. Deves terminar os treinos com a sensação de que poderias ter feito mais e melhor.

- Se não treinares um dia não te martirizes. E nos dias em que o trabalho não permite o treino estipulado, mais vale correres 25 minutos de forma suave para matar o vício.

- Em situações de grande stress, uma corrida de manhã, seguida de um bom duche, é ideal para enfrentar o dia com motivação extra e melhor humor. Outro truque é aproveitar a hora do almoço para treinar. Logo depois comes uma barrita e umas frutas. Outra e no final do dia de trabalho fazer um treino calmo e chegar a casa com um espírito mais aberto.

- Por último, se a todos recomendamos realizar uma prova de esforço, aos corredores stressados ainda mais. Tudo para prevenir riscos, sobretudo a nível cardiovascular.

-Um exame médico por ano também e o ideal, prevenir alguns riscos e também importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário